Cores vibrantes, poderosas
No mundo do motocross, o equipamento desportivo é dominado por cores vibrantes e poderosas. A WLM Design – especialistas em design e produção interna de camisas, calças e autocolantes personalizados para motocross, BMX e bicicleta de montanha downhill – foi escolhido como um cliente beta europeu para testar a novo Roland TrueVIS VF2-640 . O seu veredito: “A gama de cores, com o laranja e o verde como canais de cor adicionais, é fantástica.”
Esta primavera, a WLM Design, fundada em 2000 por Wisja Lamers e Imka Kooijmans, mudou-se para um novo edifício em Mill, nos Países Baixos. O equipamento de motociclismo que está na moda chama imediatamente a atenção no showroom, juntamente com a mota de motocross com que Glenn Coldenhoff terminou em terceiro no Mundial de 2019 e venceu o Motocross das Nações no TT Circuit Assen. A paixão pelo desporto é percetível na parafernália motorizada em exposição.
“Nós próprios viemos do mundo do cross e somos grandes fãs,” diz Lamers. “É preciso ter alguma ligação com este desporto para se ser bem sucedido como empreendedor. No nosso camião / caravana, assistimos a muitas competições na Europa. As pessoas conhecem-nos e nós conhecemo-las. Operamos no segmento superior do mercado; a esse nível, a qualidade é tudo.”
Mundo do cross
A WLM Design é uma companhia inovadora que desenha e produz vestuário desportivo e autocolantes totalmente personalizados para os seus clientes. Ao longo dos anos, a WLM Design cresceu e tornou-se numa companhia com dez funcionários, com a sua sede e unidade de produção em Mill e uma filial em Borgloon, Bélgica. A partir destes dois locais, o mundo do cross europeu – motocross (MX), motocross de bicicleta (BMX) e downhill – é servido. A WLM Design também se tornou num player bem conhecido no mundo dos dardos, servindo igualmente equipas e clubes de outros desportos.
“O nosso ponto forte é a produção de roupa desportiva e autocolantes personalizados, de uma peça a maiores quantidades. Temos todo o processo de produção sob a nossa própria gestão,” diz Lamers. A WLM Design abraçou a técnica da impressão por sublimação digital para produzir camisas já no início deste século. “Após extensos testes, também temos vindo a produzir calças para MX e BMX personalizadas desde 2018. Isso é verdadeiramente único na nossa indústria.”
Autocolantes duráveis e espessos
Lamers também viu desde cedo as vantagens da produção digital de autocolantes. Em 2005, após muito trabalho pioneiro, a WLM Design tornou-se num dos primeiros fabricantes de autocolantes a produzir digitalmente os autocolantes especialmente espessos que são utilizados no MX – “essa película de impressão é fabricada segundo as minhas especificações nos Estados Unidos” –, uma peça de cada vez. Nos últimos anos, este processo foi concluído numa impressora Roland VersaEXPRESS RF-640 8 Cores. Desde janeiro de 2020, uma Roland TrueVIS VF2-640 ocupou o lugar ao seu lado: a nova impressora de 1,6m de largura para o segmento de gama média. “Ser um cliente beta foi uma experiência única com a qual aprendi muito,” diz Lamers.
A TrueVIS VF2-640 tem oito canais de cor, com verde, laranja e branco entre as suas opções de cor impactantes. Como a WLM Design apenas imprime sobre a película especial branca para MX, utiliza a configuração sem tinta branca. Lamers elogia a sua gama de cores: “A TrueVIS VF2-640 está equipada com tintas TR2 que oferecem uma ampla gama de cores com sólidos brilhantes e saturados. Isso é verdadeiramente importante, porque quase só imprimimos ficheiros vetoriais e praticamente não imprimimos imagens fotorrealistas.”
Reprodução precisa de cores
A TrueVIS VF2 é a primeira máquina “apenas de impressão” da gama TrueVIS da Roland, desenvolvida com toda a tecnologia de impressão dos dispositivos de impressão/corte TrueVIS VG2, incluindo tintas TR2. No entanto, para além do laranja, a VF2 utiliza tinta TR2 verde vibrante com certificação GREENGUARD Gold. Isto provou ser fundamental para a perfilagem da WLM Design. “A reprodução de cores é incrivelmente importante para nós,” explica Lamers. “A minha referência é uma gama PMS proprietária. Eu “misturo” todas as cores desejadas à mão. A correspondência de cores spot – como o laranja KTM, o verde Kawasaki e o vermelho Honda – é muito fácil de obter com o software VersaWorks 6 RIP, que também é incrivelmente fácil de utilizar para carregar rapidamente vários trabalhos em fila.”
Com o VersaWorks 6, o verde e o laranja podem ser usados como cores de processo para imprimir cores ricas e mais brilhantes e para substituir cores spot. Tal como na série VG2, o software VF2 inclui a Biblioteca do Sistema de Cor de Laranja da Roland, à qual foi agora adicionada uma Biblioteca do Sistema de Cor Verde especial. Graças às configurações do software True Rich Color, é fácil imprimir cores que praticamente explodem do material. Os utilizadores podem escolher entre várias configurações de cores diferentes, compatíveis com uma vasta gama de suportes, incluindo laranja, verde e branco em simultâneo: CMYKLkOrGrWh, CMYKLcLmLkWh, CMYKLcLmLkOr, CMYKLkOrGr e 2xCMYK.
Menos tinta, grandes velocidades
Lamers também está satisfeito com o hardware, especialmente com a unidade de enrolamento melhorada. “O suporte impresso é enrolado na perfeição, direito e ajustado,” comenta. “O arranque da máquina é rápido e o ciclo de limpeza é relativamente curto. Isto economiza tempo e tinta.” Na configuração de quatro cores, a velocidade máxima de impressão é de 12,8 m²/h, enquanto na de oito cores é de 7,6 m²/h – um aumento nas velocidades que é possível na RF-640 e que pode ajudar a WLM Design a manter-se à frente da concorrência.